Foto 5 riscos de homologar fornecedores sem Certificação Financeira

Blog
Executiva Outsourcing

5 riscos de homologar fornecedores sem Certificação Financeira

Quantos fornecedores de matérias-primas, insumos, produtos e serviços já comprometeram o desempenho do seu negócio?

 

Atrasos, paralisações e, às vezes, até multas e passivos poderão ocorrer na sua operação sem critérios de alto padrão para avaliar seus fornecedores antes que eles sejam, de fato, contratados.

 

Por isso, a Certificação Financeira da Executiva Outsourcing realiza um diagnóstico abrangente da capacidade financeira e da adequação legal dos seus parceiros comerciais.

 

Entenda abaixo 5 riscos de homologar fornecedores sem Certificação Financeira e aprimore o nível de segurança e confiança na sua operação.

 

Por que qualificar a Homologação de Fornecedores em 2023?

Para entender o porquê da Certificação Financeira de fornecedores ser capaz de eliminar os principais riscos na contratação de empresas e funcionários terceiros, vamos analisar os critérios essenciais dessa solução.

 

A Certificação Financeira é uma análise detalhada de todos os itens que sinalizam a situação financeira de um terceiro ou de um fornecedor. 

 

Confira alguns critérios que você pode ter em mãos antes de homologar um fornecedor de alto risco:

  • 3 últimos balanços e DREs (2021, 2020 e 2019)
  • Liquidez
  • Endividamento
  • Lucratividade
  • EBITDA
  • E outros!

 

Ter esses dados e um histórico do desempenho de uma empresa parceira te dá muitas vantagens. A previsibilidade e a segurança são algumas delas. 

 

Outra vantagem importante é a mitigação dos principais riscos de homologar fornecedores inseguros. Confira abaixo qual risco é mais presente na sua operação!

 

Riscos da homologação de fornecedores sem Certificação Financeira 

Mas, de fato, quais são os principais riscos de realizar a homologação de fornecedor sem Certificação Financeira? A Executiva Outsourcing explica: 

 

1 – Risco fiscal: diz respeito a toda a documentação fiscal que precisa estar em conformidade, sinalizando pendências, comumente relacionadas, por exemplo, a débitos com a Previdência Social; 

 

2 – Risco tributário: um fornecedor seguro está em dia com os tributos Federais, Estaduais e Municipais, garantindo que a situação cadastral do seu parceiro está em dia, principalmente no que diz respeito às exigências da Receita Federal;

 

3 – Risco trabalhista: fundamental não contratar empresas com débitos de pagamento do FGTS e com dívidas no Tribunal Superior do Trabalho (TST); 

 

4 – Risco financeiro: é importante saber se a saúde financeira do fornecedor atende à sua expectativa de contrato, observando se o fornecedor tem dívidas, está em situação de insolvência ou até mesmo em concordata (evitando ou suspendendo a falência);

 

5 – Risco comercial: fornecedores inseguros causam paralisações que comprometem toda sua linha produtiva, ocasionando falhas nas entregas, comprometendo sua relação comercial com parceiros e clientes.

 

Na Executiva Outsourcing

Se você chegou até aqui, você deve estar se perguntando como, então, escolher a melhor Certificação Financeira do mercado

 

A Executiva Outsourcing humaniza, qualifica e inova a relação entre tomadores e fornecedores de serviços há mais de 24 anos.

 

Nossa Certificação Financeira sinaliza a capacidade financeira das empresas por meio de parecer de legalidade, análise com mais de 40 indicadores financeiros, classificação da empresa, entre outras métricas. 

 

Além disso, oferecemos a melhor visualização de dados do mercado. Por meio do Score, mostramos o nível de risco de cada contrato de forma intuitiva e ágil.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA CERTIFICAÇÃO FINANCEIRA

Fale conosco: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br

 

LEIA MAIS

Score de Fornecedores: como a Executiva Outsourcing sinaliza parceiros seguros

Como detectar fornecedores que diminuem o ROI do Setor de Compras

plugins premium WordPress