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Executiva Outsourcing

Desafios práticos da Gestão de Fornecedores em 2022

A qualidade do seu produto ou do seu serviço está diretamente conectada aos fornecedores que estão na sua cadeia produtiva. Sem uma lente precisa para analisar, identificar e desenvolver fornecedores críticos, seus resultados estarão sempre comprometidos.

 

Por isso, a Executiva Outsourcing evolui soluções com precisão, atenção aos detalhes e paixão pelos dados de negócio.

 

É assim que conseguimos levar aos nossos clientes tecnologia para a superação dos desafios práticos da Gestão de Fornecedores em 2022.

 

Mas, afinal, quais desafios são esses?

 

Minha experiência como executivo me levou às salas de reunião de diferentes empresas para resolver problemas de diversas naturezas.

 

Já me sentei ao lado de CEOs e diretores durante horas de discussões sobre planos de contingência ou gestão de riscos a partir dos passivos, multas, acidentes, operações travadas, atrasos na entrega e demais riscos oriundos de terceiros.

 

Erroneamente, vi muitos tomadores de decisões culparem, única e exclusivamente, a saúde financeira de seus fornecedores por qualquer uma dessas falhas.

 

Moram aí os grandes desafios da Gestão de Fornecedores: compreender que os riscos são mais profundos que superficiais.

 

Para mergulharmos no universo da Gestão de Fornecedores e sairmos juntos das análises superficiais, convido você a conhecer 4 desafios frequentemente ignorados por gestores.

 

  1. Quadro societário

 

A Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846) entrou em vigência no Brasil em 2003 e até hoje desafia muitas empresas a garantir uma operação 100% segura neste sentido. Em complexas redes de fornecedores, este desafio se potencializa!

 

Olhar com cuidado para atos ilegais praticados pelos terceiros que entram na sua operação já faz parte da sua responsabilidade como tomador de serviço. Isso é uma realidade, não uma projeção ou modismo.

 

Por isso, faça as pazes com a expressão Due Dilligence o quanto antes.

 

Simplificando:

Due Diligence pode ser traduzido como ‘diligência prévia’ ou ‘diligência devida’. O objetivo central dessa ferramenta é averiguar a integridade da empresa terceira, desde sua regularização em relação ao mercado em que atua até os pontos de atenção do quadro societário do fornecedor.

 

Crimes financeiros, pessoas politicamente expostas, negociações sem transparência. Tudo isso impacta o seu negócio e extrapola os dados financeiros dos seus fornecedores.

 

  1. Alinhamento e confiança

 

Em um primeiro olhar, pode ser que a análise e escolha do fornecedor seja iniciada somente com o Setor de Compras, para depois ser apresentada aos demais setores da organização.

 

Esta é uma falha cultural, que precisa ser gradualmente trabalhada no ambiente de negócios.

 

Para ter certeza de que não só da qualidade quanto do desempenho do fornecedor, é importante que todos os seus colaboradores que vão desempenhar uma interface com os fornecedores entrem neste processo.

 

O que dizem os técnicos de produção? E os gestores administrativos? E sua equipe de monitoramento? Todos podem contribuir para uma análise de fornecedores mais ampla e alinhada com os objetivos de todos os setores da empresa.

 

Uma Gestão de Fornecedores multissetorial irá resultar em maior alinhamento dentro do seu negócio e maior confiança em cada ponto de contato dessa relação.

 

  1. Qualificação de toda base de fornecedores

 

Toda empresa bem-sucedida sabe bem quais parceiros foram indispensáveis para conquistar seus objetivos.

 

Para se ter consciência tanto de quem cumpre o que promete quanto quem está comprometido em evoluir em qualidade ao seu lado é preciso investir na qualificação de toda sua base de fornecedores.

 

Da mais pontual à mais estratégica, cada atividade terceirizada pode repercutir no sucesso do seu negócio.

 

Desafio Bônus – Olhe para sua cultura!

Na Executiva Outsourcing, construímos diariamente uma cultura que reflete um mantra organizacional: “Juntos somos mais fortes”.

 

Na prática, isso significa que se você pode contribuir, em qualquer ponto, a gente deve contribuir.

 

Por isso, não posso deixar de apontar este grande desafio cultural para os tomadores:

 

Parar de olhar para o fornecedor como quem tem que chegar pronto e começar a desenvolver com ele respostas para os desafios diários

 

Seu fornecedor merece atenção e confiança para que ele evolua com você.

 

  • Já perguntou como sua empresa pode ajudá-lo a melhorar?
  • Já desenvolveram planos de ação conjuntos para cumprimento das metas?
  • Já deixaram um espaço honesto e aberto de comunicação para feedbacks reais e com foco na resolução de problemas?

 

Não existe receita para parcerias saudáveis com seus fornecedores, mas é possível superar desafios com tecnologia, desenvolvimento mútuo e transformações culturais.

 

Se aprimorar sua Gestão de Fornecedores é uma meta para 2022, a Executiva Outsourcing está à sua disposição para elevar o padrão de qualidade das suas relações com terceiros.

 

Fale com a gente: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br

 

Se quiser compartilhar suas experiências comigo, envie um e-mail para eli.barranco@executiva.com.br

 

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Eli Barranco
Diretor Comercial & Marketing

 

 

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