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ESG na Terceirização: mitigar riscos de reputação entre fornecedores

Você, com certeza, já foi impactado(a) pela sigla ESG? A sigla em inglês retrata a importância de indicadores Socioambientais e de Governança Corporativa para todos os negócios. Na busca por acompanhar as demandas sociais nesses pontos, algumas empresas olham para seus processos administrativos internos e esquecem de avaliar outro fator: a base de fornecedores.

 

 

Mitigar os riscos de reputação provenientes dos seus fornecedores não é tão simples, mas é a forma mais estratégica de atuação para empresas que buscam compromisso real com os indicadores ESG

 

 

Seus fornecedores estão alinhados às suas diretrizes socioambientais e de governança

 

 

Para te ajudar a entender como esses dois mundos estão intimamente ligados, imagine, conosco, a seguinte sequência de situações:

 

 

 

1. Seu negócio se posiciona como uma empresa de alta responsabilidade ambiental;

2. A empresa amadureceu o bastante para apresentar dados fidedignos e transparentes sobre o impacto ambiental da sua cadeia produtiva;

3. Ações de marketing para fortalecer a imagem do negócio são realizadas e seus consumidores passam a reconhecer sua empresa como referência em responsabilidade ambiental;

4. Um dos seus fornecedores, no entanto, se torna protagonista de um caso de poluição de um rio, pelo descarte irregular de produtos tóxicos;

5. O Ministério Público investiga e condena o seu fornecedor ao pagamento de indenizações por danos morais ambientais e coletivos devido à poluição causada.

 

 

 

Em 5 passos, o estrago reputacional está feito. E, por mais que o seu negócio não tenha atuado de forma direta no crime ambiental cometido pelo fornecedor, a opinião pública não vai encarar a situação por esta ótica.

 

A potência dos riscos de reputação

A imagem de negócio ambientalmente sustentável foi quebrada. Com isso, diferentes impactos chegarão ao negócio.

 

 

O primeiro será o financeiro, uma vez que reconstruir uma imagem positiva depois de um abalo na reputação custará ainda mais do que os esforços de posicionamento realizados anteriormente.

 

 

Em segundo lugar, o impacto reputacional resultará em um novo momento de desconfiança para a marca, já que os clientes podem suspeitar sobre as demais informações prestadas pelo seu negócio, podendo comprometer a percepção da qualidade do seu produto ou serviço e até do compromisso ético de toda a organização.

 

 

É por isso que a empresa que foca em construir um compromisso ético sólido precisa conhecer o Due Diligence.

 

 

Due Diligence de Fornecedores

Mitigar riscos de reputação entre fornecedores ficou mais simples com o Due Diligence da Executiva Outsourcing.

 

 

Nossos especialistas realizam uma auditoria completa do quadro societário e da pessoa jurídica dos seus fornecedores, identificando mídias negativas, crimes financeiros e outros fatores que podem impactar a segurança do contrato.

 

 

Aprofundar-se nas informações estratégicas dos seus parceiros comerciais é essencial para o seu compromisso ESG.

 

 

Com a devida diligência, a empresa conseguirá alinhar a ética ESG do seu negócio a uma base de fornecedores alinhados a essas políticas.

 

 

Confira aqui tudo o que conseguimos rastrear e sinalizar no seu fornecedor com Due Diligence.

 

 

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