Foto Due Diligence de fornecedores: 3 novos níveis de transparência

Blog
Executiva Outsourcing

Due Diligence de fornecedores: 3 novos níveis de transparência

O Due Diligence é mais uma estratégia corporativa para proteger o seu negócio de parceiros comerciais inseguros. Se você já teve algum problema financeiro ou operacional advindo de fornecedores de alto risco, deve se perguntar como alcançar um novo nível de transparência antes mesmo da negociação de contrato com seus fornecedores.

 

Conheça o que é o Due Diligence

Em português, o termo significa “diligência prévia”, indicando que o melhor momento de adotar o Due Diligence é no momento da concorrência dos fornecedores, antes da contratação.

 

Na análise, essa ferramenta sinaliza, de forma ampla, a estrutura organizacional da empresa e rastreia o histórico de crimes, evitando que seu negócio esteja exposto a riscos de reputação e entraves operacionais.

 

Muitas empresas utilizam a oportunidade da prospecção de clientes ser realizada quase 100% em ambiente online para mascarar riscos muito sérios.

 

Assim, está cada vez mais comum no mercado com fornecedores que contam com:

  • Declarações fraudulentas de bens;
  • Ações de corrupção de agentes da gestão;
  • Fraudes com a utilização de empresas de fachada;
  • Contas bancárias usando dados de terceiros para CNPJs que realizam fraudes;
  • Lavagem de dinheiro;
  • E outros crimes.

 

Então, como evitar esse tipo de fornecedor na sua base?

 

Para compreender, de fato, o diferencial desta solução, confira abaixo 3 novos níveis de transparência na contratação de fornecedores garantidos com Due Diligence.

 

1 – Rastreabilidade Societária

Muitos tomadores de serviço não conhecem a importância de analisar a composição do quadro societário na análise de fornecedores

 

Os sócios do negócio, seus acordos e estrutura de governança podem indicar como esses agentes conduzem suas pessoas jurídicas há anos. 

 

Assim, você ganha mais confiança de estar fechando contrato com uma empresa fornecedora liderada por pessoas idôneas, que não atraem exposições políticas e reputacionais.

 

2 – Lei Anticorrupção

Imagine que um escândalo de corrupção, relacionado a propinas ou contratos fraudados de licitações, atinja o seu setor de atuação: o impacto nos negócios é no longo prazo.

 

Quando uma empresa é amplamente reconhecida por práticas de corrupção, as parcerias e os investimentos ficam cada vez mais escassos, podendo levar o negócio à falência ou, com sorte, a uma performance muito abaixo da esperada.

 

O devido cumprimento da Lei Anticorrupção (12.846/2013) deve ser prioridade para os gestores que querem afastar qualquer risco deste nível em sua operação.

 

3 – Reputação quanto à Responsabilidade Socioambiental

O valor dos negócios está cada vez mais conectado à reputação. 

 

Em um mercado que valoriza cada vez mais os resultados Sociais, Ambientais e de Governança das empresas (os critérios ESG), a sua base de fornecedores não pode ficar isenta de uma análise que leve em consideração esses aspectos.

 

Por isso, um Due Diligence bem estruturado analisa a empresa fornecedora em seu histórico na Lista Trabalho Escravo (Ministério do Trabalho) e até mesmo no IBAMA (Autuações Ambientais e Embargos).

 

Diante de um mercado cada vez mais imprevisível e complexo, dá para entender como a análise de fornecedores antes da contratação não pode ficar estagnada no tempo.

 

É preciso alinhá-la cada vez mais aos seus objetivos de negócio no longo prazo com esses novos níveis de transparência.

 

Por isso, o Due Diligence adota uma metodologia que amplia a transparência na contratação de fornecedores do ponto de vista societário e de exposição a crimes.

 

Conte com a Executiva Outsourcing para aperfeiçoar sua análise de fornecedores em 2023.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ANÁLISES QUE O DUE DILIGENCE PROPORCIONA

 

Fale conosco: Matriz (41) 3668-7782 | Vendas comercial (11) 93414-7700 | E-mail comercial@executiva.com.br  

 

LEIA MAIS

Protegendo sua reputação com Due Diligence de Terceiros

4 estratégias para manter um bom relacionamento com fornecedores

 

plugins premium WordPress